Desde 1946, o enfermeiro é reconhecido como profissional liberal, ficando definido desde então, a liberação também para o exercício autônomo. Baseado em dados de recenseamento realizado a nível nacional, observou-se que esta prática vem aumentando a partir da década de 80. (Andrade et all, 2015)
O Curso de Habilitação em Podiatria Clínica contribui com este novo momento do Enfermeiro, abrindo novas perspectivas de mercado para a sua atuação autônoma, com grande aceitação por parte dos pacientes e profissionais de saúde no encaminhamento a estes profissionais.
Surgiu da necessidade do profissional já especializado em outras áreas da enfermagem de agregar mais uma área, proporcionando a possibilidade de ampliação do seu campo de atuação, nas assistências a pacientes que necessitam de um cuidado especial com os pés .
Os cursos de habilitação são classificados como de Educação Continuada pelo Sistema Nacional de Formação (MEC) e pelas Universidades Federais. A modalidade habilitação visa desenvolver habilidades teóricas e/ou práticas, limitantes ao exercício das atividades profissionais, com carga horária mínima de 180 horas. (Estudo feito pelo Grupo de trabalho – departamento de áreas de atuação da SOBENDE).
Seu quadro curricular abrange disciplinas específicas na área da Podiatria Clínica, abordando conhecimentos sobre a anatomia e fisiologia tegumentar, locomotora, biomecânica e enfermidades dos pés, entre outras.
Por causa do crescente interesse dos enfermeiros de todo o Brasil nesta área, surge a necessidade de expandir este conhecimento, mas, mantendo a qualidade do curso. Agora, já temos cursos em outras cidades, sob a coordenação de enfermeiros especializados e/ou habilitados em Podiatria Clínica e com a assessoria da enf. Podiatra Vera Ligia Lellis Jacob.
IDEALIZADORA do 1º curso de pós-graduação lato sensu de enfermagem em Podiatria Clínica no Brasil em parceria com a Universidade Federal de São Paulo, em 2007. Coordenando o modulo teórico-prático deste curso no período de 2007 a 2009
Especialize-se em Podiatria Clínica
"Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas, sonho que se sonha junto é realidade"
Raul Seixas